Buscar
  • Suzana Knaesel

Decoração Rústica: Dicas para quem ama esse estilo maravilhoso!


O inverno é a estação do ano que mais nos remete a aconchego, e nada melhor do que curtir esse momento em uma casa de campo, ao lado de uma lareira, tomando um bom vinho e curtindo boas companhias. Se você é dessas pessoas que AMA uma decoração rústica, prepare a sua casa - seja num sítio, ou até mesmo no meio urbano, é possível encontrar conforto e tranquilidade por meio desse estilo maravilhoso deixando o seu ambiente parecendo uma aconchegante casa no interior!


Sim, isso mesmo. Esse tipo de decoração aconchegante, confortável e intimista não está limitado às casas de fazenda. Pelo contrário, já faz um bom tempo que vem sendo usada nas casas urbanas, proporcionando o mesmo efeito acolhedor.


Você que já conhece esse estilo, mas ainda não sabe muito bem como usá-lo na decoração, então você precisa conferir esse post até o final. Você vai aprender como fazer uma decoração rústica e, ainda, se inspirar em lindas imagens de ambientes decorados.

Vamos então iniciar falando de quais são as principais características da decoração rústica e o que não pode faltar nesse estilo. Confira:


1. Madeira

A madeira é a base da decoração rústica. Ela é fundamental para criar esse estilo no ambiente. Mas o material não precisa ser usado apenas nos móveis, a madeira pode marcar presença nas vigas do teto, no forro, no piso e no revestimento da parede.


Caso deseje criar um clima ainda mais rústico, invista em madeira de demolição e sem nenhum tipo de acabamento. Mas, se o objetivo é criar um rústico sofisticado, prefira as madeiras com polimento.






















2. Tijolinhos


Os tijolinhos também são uma marca da decoração rústica. Eles garantem aquele visual despojado e “inacabado” próprios do estilo. Por isso, se está pensando em explorar essa decoração na sua casa, invista nesse elemento.

Você pode tanto construir uma parede com eles ou usar revestimentos prontos que imitam com perfeição o material, como papéis de parede. Se desejar um acabamento mais clean e suave, basta pintá-los de branco.


















3. Móveis antigos


É claro que não podemos deixar de fora. Os móveis antigos e pesados de madeira podem ser usados sem medo nesse tipo de decoração. Essa também é uma ótima oportunidade para reciclar e reaproveitar aquela mesa ou banco de madeira que era da sua avó.

Esses móveis são charmosos, mas em excesso podem comprometer a decoração, deixando-a pesada demais. Portanto, não se empolgue.











4. Revestimentos


Diversos tipos de revestimentos podem ser usados na decoração de estilo rústico. Os mais comuns, além do tijolinho já citado, são os materiais sintéticos que imitam com muita veracidade elementos nobres como madeira, pedras e couro.


Entre os preferidos para esse tipo de acabamento estão o porcelanato, o piso laminado e o piso vinilico. Esses tipos de revestimentos podem cobrir por completo as paredes ou o chão, mas também podem servir para destacar alguma área do ambiente, como uma lareira, a área do forno ou a parede da TV.


Outro tipo de revestimento que está em alta na decoração de interiores e que provavelmente você já ouviu falar muito é o cimento queimado. E não apenas no chão, ele também pode ser aplicado nas paredes.





















5. Objetos de decoração rústica


Para uma decoração rustica completa é imprescindível a presença de elementos que remetam à natureza e a vida ao ar livre. Por isso, use e abuse de plantas, pedras, madeira, tecidos naturais como o linho e o algodão, peças de barro, cerâmica, bambu, cobre e ferro.


Esses objetos também devem ser simples e sem grandes acabamentos. Evite usar peças de vidro, acrílico e inox, a não ser que você queira fazer um mix de estilos.


Decoração rústica unida a outro tipo de decoração


Se você gosta da decoração rústica, mas acredita que o estilo pode pesar demais no ambiente, pode optar, nesse caso, por mesclar a decor rústica com outro estilo. Hoje em dia é muito comum ver casas decoradas com estilo rústico moderno, rústico chique ou rústico industrial.









6. Flores


Quando falamos em casa de campo ou decoração rústica, logo vem muitas coisas na cabeça, como os itens citados acima, mas um dos principais fatores a se considerar são as flores, devemos lembrar que nem todas combinam bem com este estilo. As flores mais utilizadas nestes casos são as mini rosas, margaridas, lavandas, alfazemas, dálias, hibiscos, hortênsias, eras pendentes e folhagens de eucalipto.


Aposte as flores citadas que não haverá erro!











7. Vasos


Assim como as flores, os vasos também precisam ser combinados corretamente, a não ser que você queira deixar seu espaço rústico mais chique ou moderno. Para criar uma atmosfera ainda mais do interior, a melhor opção seria utilizar as tradicionais cestas de vime, fibra natural ou material sintético como vasos, que vem cada vez mais se tornando tendência na decoração. Mas você pode optar também por vasos de madeira como pallets, troncos ou então modelos não tão rústicos, porém neutros, que não irão tirar o foco do principal: A sua decoração rústica.







Por hoje é isso, esperamos que tenham gostado! Deixem seus comentários abaixo, a opinião de vocês é muito importante para nós ♥


Quer continuar recebendo nossas dicas e ficar por dentro das novidades e promoções? É simples, basta seguir nosso instagram e curtir nossa página no facebook


Um grande beijo para todos vocês, até semana que vem! ♥

0 visualização

 R. Padre Jacobs, 127 - Centro, Blumenau - SC, 89010-080

Santa Claus Decorações LTDA 05.101.729/0001-13 © Todos os diretos reservados. 2019