- Suzana Knaesel
Faça da sua decoração um aliado!
Os elementos decorativos são um fator fundamental para trazer vida, conforto e praticidade ao ambiente de trabalho. Por vezes, relacionamos a palavra “trabalho” com um lugar monótono e frio, porém, vamos te dar algumas dicas práticas para decorar e planejar o seu local de trabalho ou Home Office.
Dica 1: ALIANDO DESIGN E FUNCIONALIDADE
Atualmente, o tamanho dos imóveis vem diminuindo cada vez mais, por isso temos que aproveitar melhor cada m⊃2;, valorizando ao máximo os espaços. Precisamos encontrar o equilíbrio perfeito entre o DESIGN, o CONFORTO, e a FUNCIONALIDADE.
Podemos utilizar peças que sejam úteis para o dia a dia e ao mesmo tempo decorativas, isso torna a rotina diária mais prática e produtiva!



Dica 2: ALIANDO ACONCHEGO E BEM – ESTAR
Objetos e acessórios que transmitem um conforto e aconchego estão sempre presentes em nossos lares, não é mesmo? E por que não trazer esses mesmos elementos para dentro das empresas?
Tapetes, cortinas, quadros, bandejas e peças decorativas são elementos simples que podem estar presentes em qualquer escritório e realmente fazem toda a diferença. Obviamente esses elementos não devem ser o centro das atenções, mas sim contribuir para o equilíbrio do espaço e demais objetos. Neste caso a dosagem é muito importante para não carregar demais o ambiente, a ajuda de um profissional da área de decoração é bastante importante.

Dica 3: TRAGA VIDA PARA O ESPAÇO
Nada melhor do que as plantas e flores para alegrar o dia. Você pode utilizar vasos de chão com plantas ou então vasos pequenos para mesas, aparadores e armários, com verdinhos ou flores.
Seu escritório ou home office não precisa ser sem graça e sem vida e se você não quiser ter muito trabalho com a manutenção, escolha plantas artificiais para fazer parte da decoração.
Colocadas próximas ao espelho, as plantas artificiais ainda farão com que o ambiente pareça maior. Vasos compridos e de pouca folhagem comportam muito bem recepções, pois ficam superelegantes.
As flores miúdas e plantas coloridas também trazem delicadeza aos ambientes, principalmente quando se quer uma leveza no layout podendo ainda combinar com vasos e porcelanas mais requintados.
É importante sempre estar atento ao material escolhido, pois a aparência de plástico não combina em lugar nenhum.


Dica 4: RECEPCIONANDO COM CARINHO
Um dos fatores mais importantes para uma empresa é a recepção de seus clientes, criar um espaço confortável e bonito é fundamental para que o cliente se sinta acolhido!
É importante mostrar aos seus clientes o quanto eles são bem-vindos. A elaboração de um espaço de recepção deve levar em conta o conforto – use poltronas ou cadeiras confortáveis. O uso de cores suaves e agradáveis para que não fique carregado e nem cansativo.
Ter a marca da empresa visível em algum local estratégico também é fundamental para o reconhecimento do seu negócio.

Dica 5: ESTIMULANDO BOAS ENERGIAS
Quando o assunto é aroma, algumas pessoas compreendem que se trata apenas de um cheiro agradável, mas, é muito pelo contrário. O olfato é um dos sentidos que mais mexem com nossas emoções, por isso, é tão importante apostar na fragrância correta, pois quando combinada com os elementos certos, pode reduzir o estresse do ambiente, estimular a criatividade e até mesmo despertar o desejo de compra dos clientes. Vamos citar alguns exemplos de aromatizantes e para que eles servem!
Alecrim: É ótimo para melhorar o foco e a concentração;
Tangerina: Traz emoções de paz, alegria e serenidade. Ideal para colaboradores desestimulados ou em casos de depressão;
Gerânio: Equilibra o espírito e o humor, controlando a ansiedade e o estresse;
Citronela: Indicado para limpeza energética de ambientes impregnados com energias pesadas e negatividade;
Patchouly e limão: Aumenta o sentimento de tolerância. Ideal para locais onde há dificuldade de relacionamento entre os colaboradores;
Limão siciliano: Conhecido como o “óleo da clareza”, ele é indicado para casos onde há baixo desempenho ou produtividade;
Lavanda: Reduz a impaciência e ansiedade;
Capim-limão: Aumenta a autoconfiança e a segurança, duas características essenciais para o ambiente corporativo, principalmente para quem está começando em uma nova empresa ou cargo.


Quando se tem um ambiente com um equilíbrio harmonioso entre os itens citados, o ambiente pode aumentar significativamente a produtividade, a convivência entre os funcionários e é claro, o bem-estar dos mesmos.
Agora nos conte: como é a decoração do escritório onde trabalha? Já se atentava para esses detalhes que fazem toda a diferença?
Se está procurando mais dicas, siga nosso instagram e curta nossa página no facebook! ♥