Buscar
  • Suzana Knaesel

O amor está no ar! - Como criar uma atmosfera romântica no seu lar usando o estilo Shabby Chic.



De um modo geral, o clima romântico é aquele espaço que ao olhar, já sentimos um aconchego. Nossa casa é onde devemos nos sentir seguros, confortáveis e à vontade – por isso a decoração é tão importante! Para personalizar os espaços com produtos funcionais e ao mesmo tempo que combinem com nossa personalidade, não é tão difícil quanto parece.

Os espaços românticos são super fofos e criam uma atmosfera de tranquilidade, descanso e relaxamento. Para tornar isso possível, você deve combinar diversos elementos decorativos e usar uma iluminação indireta, que valoriza o espaço e os objetos.

Aposte nas cores claras:

As cores suaves são o grande diferencial do estilo romântico. Nesse tipo de decoração o branco predomina na base e os tons de rosa, azul, lilás e amarelo passam a colorir mobílias, cortinas, tapetes, almofadas e pequenos objetos decorativos. Mas lembre-se: no Shabby Chic a preferência é sempre para a paleta dos tons pastéis ou candy colors.





A vez das estampas:

Podem ser incluídos também papeis de parede, existem vários desenhos com estética romântica muito bonitos para decorar as paredes. Assim, escolha o que você mais gostar e o coloque como um detalhe em uma das suas paredes.

As estampas entram no Shabby Chic para reforçar a característica romântica e vintage do estilo. As mais utilizadas são as florais e o xadrez. Inclusive é possível misturar as duas estampas, cuidado apenas para manter a harmonia de cores entre elas.






Use peças e móveis com aparência antiga:

Os móveis e objetos antigos vão proporcionar uma aparência muito acolhedora e ao mesmo tempo romântica à sua casa. Camas trabalhadas de madeira, cômodas com espelhos ovais e cadeiras com encosto antigo, acentuam o espaço romântico do quarto. É aconselhável pintar os seus móveis antigos de branco. Dessa forma, eles vão se destacar e ficar muito bonitos, acompanhados pelos seus respectivos tecidos coloridos.





Mescla de estilos:

Conseguir mesclar diferentes estilos em uma mesma decoração é o que faz o Shabby Chic tão especial. O mais comum, é misturar elementos clássicos com peças rústicas, mas também é possível adicionar um pouco de modernidade à decoração, usando, por exemplo elementos em vidro, cristal e aço inox.

O uso de madeira, metal e ferro estão mais do que liberados. Aposte na combinação entre esses diferentes materiais e quanto mais desgastados eles estiverem, melhor!



Quadros e espelhos:

Quadros e espelhos não podem faltar na decoração Romântica, especialmente se eles estiverem com a moldura gasta ou, quem sabe ainda, trabalhada em pátina. Os modelos de espelho redondo trazem um ar ainda mais romântico para a decor.





Ilumine o seu espaço romântico:

A iluminação é um dos fatores mais importantes em todos os cômodos. Portanto, se você escolher a mais adequada, criará o ambiente desejado. Para criar um espaço romântico no seu quarto, as guirlandas de luzes, velas, castiçais e luminárias antigas não podem faltar. Estes elementos, devido à sua iluminação tênue, vão dar o toque de romantismo que você deseja.

Experimente pendurar guirlandas em volta de um belo espelho, da janela ou então do teto.










Velas e castiçais:

Sem dúvida estes elementos decorativos são extremamente necessários se o seu intuito é criar um espaço mais aconchegante e especial na sua casa. Uma boa ideia é agrupar alguns castiçais e velas perfumadas e os colocar em uma linda bandeja ou prateleiras, se houver. Tenha cuidado com o fogo e os mantenha longe de tapetes ou outros objetos inflamáveis.






Aposte em arranjos florais:

As flores, símbolo clássico do romantismo e da delicadeza, não poderiam faltar na sua decoração! Incluir belos arranjos de flores coloridas que combinem com as cores do espaço, completará esta composição romântica - Espalhe-os pela casa em vasos clássicos ou em recipientes personalizados, como bules, xícaras, latas e garrafa.

Uma opção interessante seria incluir rosas, lírios, hortênsias e flores do campo em sua composição, pois remetem ao encanto da natureza além de serem super-românticas.







Por fim, mas não menos importante, os aromas:

Como falado em um post anterior, o olfato é um dos sentidos que mais mexem com nossas emoções, por isso, é tão importante apostar na fragrância correta. Após um longo dia de trabalho, nada como chegar em casa e relaxar, nesse quesito, o aroma certo pode ajudar, e muito!

Aposte em difusores aromáticos com essências naturais. Você poderá aproveitar o seu espaço relaxante sozinho, ou então, criar um momento bonito para compartilhar com o seu parceiro(a).

Entretanto, todos os elementos mencionados devem ser combinados de tal forma que o seu espaço não pareça sobrecarregado. Tome um certo cuidado para não deixar sua casa caricata demais, já que o estilo possui força suficiente para cair no exagero, caso seja utilizado de modo desproporcional. Lembre-se de que menos é mais. Os pequenos detalhes às vezes fazem toda a diferença. Combinar a iluminação certa, belos móveis, cores e aromas agradáveis, certamente fará com que o seu lar seja puramente romântico.




Por hoje é isso! Esperamos que tenham gostado e possam tirar inspirações com este post.

Siga nosso instagram e curta nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades! Excelente semana à todos ♥

4 visualizações

 R. Padre Jacobs, 127 - Centro, Blumenau - SC, 89010-080

Santa Claus Decorações LTDA 05.101.729/0001-13 © Todos os diretos reservados. 2019